Browse By

Dot – o primeiro smartwatch com ecrã Braille

PartilharShare on Facebook16Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Share on Tumblr0

 

“90% dos invisuais ficam cegos logo após o nascimento e não há nada a fazer quando se perde o acesso à informação de repente”. A frase é de Eric Ju Yoon Kim, fundador e CEO da Dot, numa entrevista ao Tech in Asia e reflete bem a info-exclusão a que os invisuais estão sujeitos num mundo dominado pela informação digital.

dot-braille3A pensar nas dificuldades dos cegos em aceder a plataformas digitais, a marca sul-coreana criou o primeiro smartwatch com um ecrã em Braille, composto por um conjunto de pontos que projetam quatro caratéres do alfabeto Braille em simultâneo e permitem aos invisuais receber e enviar informação digital.

Para além de uma autonomia impressionante da bateria, 10 horas de tempo útil e 5 dias em standby, o Dot tem todas as funcionalidades esperadas num smartwatch: Relógio, lembretes, messenger, mapas e ligação a outros aparelhos via Bluetooth 4.0.

Para além das funcionalidades básicas, o Dot permite algo pouco comum em relógios inteligentes: A leitura de ebooks. Devido aos ecrãs extremamente pequenos, os smartwatches são péssimos substitutos dos Kindles, mas o ecrã Braille do Dot facilita a leitura de qualquer obra traduzida para o alfabeto dos invisuais.

The-Dot-Braille-smartwatch

Os utilizadores podem selecionar a velocidade com que os caractéres são emitidos permitindo uma leitura em modo “skim” ou uma consulta mais aprofundada da informação.

Mas o melhor de tudo é que o Dot vai ser lançado em breve, em formato low-cost, num preço próximo dos $300.

De acordo com o fundador e CEO da Dot, “o dispositivo pode ser a tábua de salvação dos invisuais, para que aprendam Braille e acedam a informação diariamente através dos dedos, que é o objetivo do alfabeto Braille”.

PartilharShare on Facebook16Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Share on Tumblr0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *