Browse By

12 mil pedidos de direito ao esquecimento num dia

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Share on Tumblr0

direito ao esquecimentoSegundo a Agência France Press, só na sexta-feira, a Google recebeu 12 mil pedidos de direito ao esquecimento de cibernautas europeus para retirar os seus nomes do motor de busca mais usado no mundo, usufruindo do direito aprovado pelo Tribunal de Justiça da União Europeia em meados de maio.

A gigante da pesquisa disponibilizou recentemente um formulário, para que os cibernautas europeus possam pedir o direito ao esquecimento, isto é, a remoção de links que contenham quaisquer dados pessoais seus, respeitando a decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia.

O mesmo orgão considerou que os indivíduos têm o direito de exigir a remoção de páginas encontradas através do motor de busca que contenham informações pessoais sobre eles, especialmente se estão desatualizadas ou imprecisas.

Os pedidos serão examinados individualmente, afirmou o Google.

A empresa não se manifestou sobre o tempo que levará para retirar os links, pois dependerá de cada pedido.

A criação deste mecanismo de esquecimento digital responde a um temor crescente dos usuários da internet de controlar a sua reputação online, e que na Europa está na ordem do dia com a proteção de informações pessoais.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Share on Tumblr0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *