Browse By

Mais um passo para a descoberta de vida em Marte

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Share on Tumblr0

São várias as teorias que defendem a existência de vida em Marte mas todas elas ainda estão por provar. As inegáveis semelhanças deste planeta com a Terra e alguns dos cenários criados pela investigação espacial podem indiciar que há bem mais por descobrir em territórios marcianos.

Em Marte e no Atacama

Um estudo levado a cabo pelo geólogo planetário Steven Ruff e pelo geobiólogo Jack Farmer revelou que os depósitos minerais captados, em 2008, pelo rover Spirit – um robot concebido para explorar Marte – são semelhantes a algumas das estruturas encontradas no deserto do Atacama, no Chile e são um passo para haver vida em Marte.

Para além destas estruturas, informalmente apelidadas de “couve-flor”, também os mais de 80 geiseres hidrotermais – pequenas fontes terrestres – presentes no deserto, assemelham-se aos encontrados em Marte.

vida em marte

Depósitos minerais encontrados em Marte

Coincidências ou não, as semelhanças entre Marte e a região El Taco, no Chile, fizeram com que este território chileno se tornasse um laboratório a céu aberto para testar equipamentos da NASA e provar que já houve vida em Marte.

Para já estas descobertas não passam de meras especulações, mas, segundo os entusiastas espaciais, já estivemos mais longe de encontrar vida em Marte.

El Taco

El Taco

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Share on Tumblr0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *